terça-feira, 24 de abril de 2012

Kazuyo Sejima

Em uma outra postagem falei da nossa querida Zaha Hadid, primeira mulher a ganhar o prêmio pritzker. Hoje vou falar de Kazuyo Sejima, uma arquiteta Japonesa que em 2010 dividiu o prêmio pritzker com seu sócio Ryue Nishizawa. 

Juntos fundaram o escritório SANAA (Sejima and Nishizawa and Associates). Aqui estão algumas fotos de projetos desses dois arquitetos contemporâneos que mandam super bem!


Zollverein School of Management and Design, Alemanha. 



Edifício da Christian Dior, Tóquio.


New Museum of Contemporary Art, Nova Iorque.


Cada vez mais o toque feminino na arquitetura vem sendo reconhecido em todo mundo. Zaha Hadid e Sejima são exemplos de grandes mulheres que conseguiram fazer parte desse ciclo, mas com certeza muitas outras virão, afinal, o primeiro passo já foi dado. E aí, alguém animada para o prêmio pritzker 2013, 2014, 2015... ?


(obs. Para leigos no assunto o prêmio pritzker exite desde 1979, é conhecido como o "prêmio nobel de arquitetura". Ocorre todo ano e é dado em vida para o arquiteto que melhor cumprir os princípios de solidez, beleza e funcionalidade em seus projetos.)




5 comentários:

  1. Estou adorando seu blog Nanda! Não Conhecia! Parabéns!
    Beijos,
    Fernanda Linhares

    ResponderExcluir
  2. Eu percebo que tenho sérias tendências a me apaixonar pela arquitetura japonesa. A Sejima (o nome dela segue a lógica de sobrenome primeiro? tipo o Cheng, lá da faculdade?) arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né! Também curto! Eu acho que segue essa lógica sim, li umas coisas em inglês sobre ela e em alguns o nome tá ao contrário! Isso é muito confuso hahahaha

      Excluir
  3. Eu conhecia esse museu mas nem sabia de quem era... E acho genial!
    Adorei Nanda, não desanime =D

    Nicole

    ResponderExcluir