quarta-feira, 25 de abril de 2012

Arquitetura de Gelo

Acho que todo mundo já ouviu falar nos famosos hotéis de gelo que são construídos nos países que durante o inverno possuem temperatura inferior a zero. A neve e o frio absurdo do Canadá valeram à pena, conheci três tipos de arquitetura feitas totalmente com gelo, vou compartilhar aqui algumas fotos de lá.

1. Em Montreal existe um festival de inverno chamado "Igloofest", uma festa enorme completamente ao ar livre. Ar livre, vulgo -20 graus com direito a muitos flocos de neve. Além de uma festa ao ar livre o Igloofest conta com diversas esculturas de gelo, inclusive com um bar de gelo. Tudo muito interativo, você pode tocar instrumentos ou brincar com as luzes que ficam inseridas nas esculturas de gelo, é super divertido!




2. Ainda em Montreal existe a "Fête des Neiges" que além de contar com diversas esculturas de gelo possui também um labirinto de gelo, escorregas de gelo, patinação no gelo e uma vila de gelo!


Então vamos ao que interessa, a vila de gelo, chamada por eles "snowvillage", já foi construída em diversas cidades, mas esse ano foi Montreal que teve o privilégio de acolhe-la. A vila conta com um hotel, com uma pequena boate, um salão para aluguel de festas e uma capela. E acreditem, tudo de GELO! É uma temperatura constante dentro desses ambientes e os banheiros não são feitos de gelo, eles ficam em um contêiner do lado de fora. 





 Bar de Gelo:

 Capela de gelo:


O quarto mais barato para se passar a noite custa 195 dollares por pessoa. 




3. A sensação de ir para Quebec City no inverno é conhecer o Hotel de Gelo, com uma infraestrutura muito melhor do que o pequeno hotel de gelo de Montreal, o Hôtel de Glace é (re)construído todo o inverno. Conta com quartos, bares, salões, spa e capela (não preciso repetir que é tudo de gelo, né?). Nesse hotel um quarto custa em média 700 dollares por noite. 










Os Inuítes constroem Igloos faz tempo, foram os pioneiros na construção com gelo (pelo menos antes do século XV) e sem dúvidas essas construções atuais foram todas inspiradas neles. Porém, para nós, mesmo depois de séculos, ver construções desse nível com um material tão frágil é encantador. Além de muito exótico.

E aí, cutiram? 

Beijos






Nenhum comentário:

Postar um comentário